PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
Segundo Porter (2004), as organizações dispõem de 3 estratégias genéricas para criar uma posição defensável frente às forças competitivas organizacionais. As estratégias são caracterizadas como genéricas porque podem ser adotadas por qualquer tipo de unidade de negócio, independentemente do tamanho ou ramo de atuação. Identifique abaixo a opção que indica corretamente as 3 Estratégias Genéricas de Porter:
Estratégia corporativa, estratégia de diferenciação e estratégia de liderança em custo.
Estratégia corporativa, estratégia da unidade de negócio e estratégia funcional.
Estratégia de diferenciação, estratégia de liderança em custo e estratégia de enfoque (no custo ou na diferenciação).
Estratégia de diferenciação, estratégia de liderança em custo e estratégia da unidade de negócio.
Estratégia de enfoque na diferenciação, estratégia de enfoque no custo e estratégia funcional.
A maioria das empresas nasce a partir de um negócio único. Com o passar dos anos, mediante as oportunidades e ameaças identificadas no ambiente externo, algumas optam por ampliar seu escopo de atuação, enquanto outras se mantêm focadas em um único negócio. Dentro desse contexto, as estratégias corporativas são adotadas por empresas que pretendem diversificar seus negócios ou por aquelas que já são diversificadas. Em termos genéricos, as estratégias de nível corporativo podem ser agrupadas em 4 tipos. Identifique abaixo quais são eles:
Fusões, joint-ventures, integração vertical e integração horizontal.
Concentração, crescimento, estabilidade e redução.
Estratégia de marketing, estratégia de recursos humanos, estratégia de operações e estratégia de finanças.
Fusões, rotatividade (turnaround), desinvestimento e liquidação.
Liderança no custo, diferenciação, enfoque e estratégias competitivas genéricas.
Identifique a correspondência correta:
1 – Estratégia corporativa
2 – Estratégia de negócio
3 – Estratégia funcional
( ) Refere-se à estratégia da unidade de negócio. Nesse nível, a organização busca criar vantagens competitivas sustentáveis específicas para a unidade em questão. Posicionamentos diferentes dentro de uma mesma organização podem ser adotados, variando de acordo com a dinâmica de cada negócio.
( ) Refere-se à estratégia global da organização. Nesse nível, a organização deve decidir em quais mercados/segmentos pretende estar presente e como eles se inter-relacionam. Adotada por empresas que são diversificadas ou por aquelas que pretendem diversificar seu portfólio.
( ) Refere-se à estratégia adotada por cada setor dentro da organização (tais como, marketing, produção, finanças, recursos humanos, etc). A estratégia definida nesse nível deve estar alinhada com a estratégia geral da empresa.
2,3,1
1,3,2
2,1,3
1,2,3
3,1,2
Para enfrentar a concorrência, uma das estratégicas genéricas propostas por Michel Porter é a diferenciação dos produtos e/ou serviços ofertados. Acerca dessa estratégia, identifique abaixo a afirmativa falsa:
As empresas que optam por essa estratégica, têm como um dos principais objetivos, a redução de custos para níveis inferiores ao dos concorrentes. O foco principal é vender os produtos a preços bastante competitivos.
A estratégia de diferenciação não significa que a empresa deve ignorar os custos, mas eles não serão o alvo estratégico primário do negócio.
Implica em ofertar um produto ou serviço diferenciado em relação à concorrência.
A diferenciação pode ocorrer de várias maneiras: características exclusivas, atendimento diferenciado ao cliente, liderança tecnológica, status percebido, design diferenciado, desempenho superior, dentre outras.
Para que uma estratégia de diferenciação se sustente como vantagem competitiva é importante que o aspecto de diferenciação proposto seja percebido pelo cliente como um diferencial, isto é, como algo que gere valor agregado.
De acordo com Vasconcellos Filho e Pagnoncelli (2001), a missão de uma organização pode ser definida como a razão de existir da empresa. Várias empresas podem atuar dentro de um mesmo negócio, porém o que irá distingui-las é sua missão. Dentro desse contexto, identifique a opção abaixo que não se enquadra como exemplo de missão organizacional de uma empresa do ramo alimentício:
Servir comida de qualidade, proporcionando sempre uma experiência extraordinária.
Proporcionar ao maior número de pessoas uma experiência de alimentação memorável e excelência em produtos e serviços.
Participar da vida das pessoas, oferecendo alimentos saborosos, com qualidade, inovação e a preços acessíveis.
Ser a mais prazerosa experiência de alimentação.
Duplicar o tamanho da companhia e se tornar a maior empresa do ramo alimentício no Brasil.
A análise do ambiente interno organizacional visa identificar as principais qualidades e fraquezas da organização, para que a mesma possa fortalecer sua atuação competitiva. Um dos grandes desafios das empresas é criar e administrar continuamente seus recursos de forma a gerar valor para os clientes. Identifique abaixo a situação que não se enquadra como um exemplo de análise do ambiente interno organizacional:
Avaliar o grau de eficiência do fluxo de trabalho na fábrica para identificar oportunidades de redução do custo e/ou do tempo de produção.
Analisar os relatórios de receita e de despesas da empresa para identificar melhorias que podem ser implementadas.
Analisar se os principas indicadores financeiros e operacionais da empresa estão de acordo com os resultados esperados.
Medir o índice de perdas da produção e o impacto das mesmas sobre o custo do produto.
Realizar uma pesquisa no mercado para identificar os menores preços praticados pela concorrência.
Em se tratando de análise do ambiente setorial, um dos modelos mais utilizados refere-se ao Modelo das 5 Forças de Porter, desenvolvido pelo professor Michael Porter. Segundo o modelo, o grau de concorrência e o potencial de lucratividade de um determinado setor da indústria são influenciados diretamente por cinco forças competitivas fundamentais. Assinale abaixo a opção que identifica corretamente as 5 forças competitivas do modelo de Porter:
Novos entrantes potenciais, forças econômicas, forças demográficas, forças tecnológicas, forças político-legais.
Novos entrantes potenciais, poder de barganha dos fornecedores, poder de barganha dos compradores, poder de influências das forças polítco-econômicas e rivalidade entre os clientes.
Novos entrantes potenciais, poder de barganha dos fornecedores, poder de barganha dos compradores, pressão de produtos ou serviços substitutos e rivalidade entre os concorrentes.
Novos entrantes potenciais, poder de barganha dos fornecedores, poder de barganha dos compradores, pressão de produtos ou serviços substitutos e rivalidade entre os clientes.
Forças econômicas, forças demográficas, forças tecnológicas, forças político-legais e forças sócio-culturais.
Identifique a correspondência correta:
1- Negócio
2- Visão
3- Missão
4- Valores
( ) Sua definição deve partir de uma abordagem mais ampla, que considere, acima de tudo, a geração de valor para o cliente. Pergunta-chave: O que oferecemos?
( ) Refere-se à razão de existência da empresa. Pergunta-chave: Por que existimos?
( ) Referem-se às convicções e doutrinas que as empresas defendem e adotam como guia para a gestão de seu negócio no dia-a-dia. Pergunta-chave: O que nos guia?
( ) Está diretamente relacionado com o progresso que uma empresa almeja alcançar no futuro. Pergunta-chave: Aonde queremos chegar?
1,4,3,2
2,4,1,3
1,2,4,3
1,3,4,2
3,2,4,1
De acordo com Kaplan e Norton (1997), o Balanced Scorecard (BSC) deve ser compreendido, não somente como um sistema de medição de indicadores, mas como um sistema de gestão estratégica. Diversas são as ações gerenciais que podem decorrer de sua utilização. Dentro desse contexto, identifique a alternativa falsa:
Na implantação do BSC, a visão e a estratégia empresarial devem ser traduzidas em objetivos estratégicos (elaborados dentro das perspectivas do BSC).l.
Para preservar a competitividade da empresa, os objetivos estratégicos elaborados no BSC não devem ser desdobrados e nem comunicados entre os diversos níveis organizacionais. Todas as informações envolvidas no processo de planejamento estratégico devem ser restritas à alta administração da empresa.
Para cada objetivo estratégico traçado no BSC, os gestores deverão estabelecer metas e ações que corroborem com o seu alcance no prazo estabelecido.
É importante que o processo proposto pelo BSC seja cíclico. O aprendizado estratégico adquirido deve servir para retroalimentar e enriquecer a definição de visão e estratégia organizaciona
No BSC, após o estabelecimento dos objetivos, metas e ações estratégicas, inicia-se a etapa de monitoramento dos resultados. A utilização das informações advindas do monitoramento gera aprendizado para a organização, que adquire maior flexibilidade e previsibilidade em relação às mudanças do ambiente.
Conforme vimos, o Balanced Scorecard (BSC) propõe-se a desdobrar a estratégia a partir de uma abordagem que extrapola o foco financeiro e engloba outras dimensões de resultado. São apresentados abaixo quatro exemplos de objetivos estratégicos que podem ser abordados dentro de cada uma das perspectivas da ferramenta. Identifique a opção que melhor define a perspectiva onde cada um dos objetivos abaixo deve se enquadrar dentro do BSC:
I- Aumentar a satisfação dos funcionários
II- Aumentar a participação de mercado
III- Aumentar a geração de caixa
IV- Reduzir o índice de peças produzidas com defeito
Aprendizagem e crescimento/ processos internos/ clientes/ financeira.
Aprendizagem e crescimento/ financeira/ clientes/ processos internos.
Processos internos/ financeira/ clientes/ aprendizagem e crescimento.
Aprendizagem e crescimento/ clientes/ financeira/ processos internos.
Clientes/ Processos internos / financeira/ aprendizagem e crescimento.
Estratégia corporativa, estratégia de diferenciação e estratégia de liderança em custo.
Estratégia corporativa, estratégia da unidade de negócio e estratégia funcional.
Estratégia de diferenciação, estratégia de liderança em custo e estratégia de enfoque (no custo ou na diferenciação).
Estratégia de diferenciação, estratégia de liderança em custo e estratégia da unidade de negócio.
Estratégia de enfoque na diferenciação, estratégia de enfoque no custo e estratégia funcional.
A maioria das empresas nasce a partir de um negócio único. Com o passar dos anos, mediante as oportunidades e ameaças identificadas no ambiente externo, algumas optam por ampliar seu escopo de atuação, enquanto outras se mantêm focadas em um único negócio. Dentro desse contexto, as estratégias corporativas são adotadas por empresas que pretendem diversificar seus negócios ou por aquelas que já são diversificadas. Em termos genéricos, as estratégias de nível corporativo podem ser agrupadas em 4 tipos. Identifique abaixo quais são eles:
Fusões, joint-ventures, integração vertical e integração horizontal.
Concentração, crescimento, estabilidade e redução.
Estratégia de marketing, estratégia de recursos humanos, estratégia de operações e estratégia de finanças.
Fusões, rotatividade (turnaround), desinvestimento e liquidação.
Liderança no custo, diferenciação, enfoque e estratégias competitivas genéricas.
Identifique a correspondência correta:
1 – Estratégia corporativa
2 – Estratégia de negócio
3 – Estratégia funcional
( ) Refere-se à estratégia da unidade de negócio. Nesse nível, a organização busca criar vantagens competitivas sustentáveis específicas para a unidade em questão. Posicionamentos diferentes dentro de uma mesma organização podem ser adotados, variando de acordo com a dinâmica de cada negócio.
( ) Refere-se à estratégia global da organização. Nesse nível, a organização deve decidir em quais mercados/segmentos pretende estar presente e como eles se inter-relacionam. Adotada por empresas que são diversificadas ou por aquelas que pretendem diversificar seu portfólio.
( ) Refere-se à estratégia adotada por cada setor dentro da organização (tais como, marketing, produção, finanças, recursos humanos, etc). A estratégia definida nesse nível deve estar alinhada com a estratégia geral da empresa.
2,3,1
1,3,2
2,1,3
1,2,3
3,1,2
Para enfrentar a concorrência, uma das estratégicas genéricas propostas por Michel Porter é a diferenciação dos produtos e/ou serviços ofertados. Acerca dessa estratégia, identifique abaixo a afirmativa falsa:
As empresas que optam por essa estratégica, têm como um dos principais objetivos, a redução de custos para níveis inferiores ao dos concorrentes. O foco principal é vender os produtos a preços bastante competitivos.
A estratégia de diferenciação não significa que a empresa deve ignorar os custos, mas eles não serão o alvo estratégico primário do negócio.
Implica em ofertar um produto ou serviço diferenciado em relação à concorrência.
A diferenciação pode ocorrer de várias maneiras: características exclusivas, atendimento diferenciado ao cliente, liderança tecnológica, status percebido, design diferenciado, desempenho superior, dentre outras.
Para que uma estratégia de diferenciação se sustente como vantagem competitiva é importante que o aspecto de diferenciação proposto seja percebido pelo cliente como um diferencial, isto é, como algo que gere valor agregado.
De acordo com Vasconcellos Filho e Pagnoncelli (2001), a missão de uma organização pode ser definida como a razão de existir da empresa. Várias empresas podem atuar dentro de um mesmo negócio, porém o que irá distingui-las é sua missão. Dentro desse contexto, identifique a opção abaixo que não se enquadra como exemplo de missão organizacional de uma empresa do ramo alimentício:
Servir comida de qualidade, proporcionando sempre uma experiência extraordinária.
Proporcionar ao maior número de pessoas uma experiência de alimentação memorável e excelência em produtos e serviços.
Participar da vida das pessoas, oferecendo alimentos saborosos, com qualidade, inovação e a preços acessíveis.
Ser a mais prazerosa experiência de alimentação.
Duplicar o tamanho da companhia e se tornar a maior empresa do ramo alimentício no Brasil.
A análise do ambiente interno organizacional visa identificar as principais qualidades e fraquezas da organização, para que a mesma possa fortalecer sua atuação competitiva. Um dos grandes desafios das empresas é criar e administrar continuamente seus recursos de forma a gerar valor para os clientes. Identifique abaixo a situação que não se enquadra como um exemplo de análise do ambiente interno organizacional:
Avaliar o grau de eficiência do fluxo de trabalho na fábrica para identificar oportunidades de redução do custo e/ou do tempo de produção.
Analisar os relatórios de receita e de despesas da empresa para identificar melhorias que podem ser implementadas.
Analisar se os principas indicadores financeiros e operacionais da empresa estão de acordo com os resultados esperados.
Medir o índice de perdas da produção e o impacto das mesmas sobre o custo do produto.
Realizar uma pesquisa no mercado para identificar os menores preços praticados pela concorrência.
Em se tratando de análise do ambiente setorial, um dos modelos mais utilizados refere-se ao Modelo das 5 Forças de Porter, desenvolvido pelo professor Michael Porter. Segundo o modelo, o grau de concorrência e o potencial de lucratividade de um determinado setor da indústria são influenciados diretamente por cinco forças competitivas fundamentais. Assinale abaixo a opção que identifica corretamente as 5 forças competitivas do modelo de Porter:
Novos entrantes potenciais, forças econômicas, forças demográficas, forças tecnológicas, forças político-legais.
Novos entrantes potenciais, poder de barganha dos fornecedores, poder de barganha dos compradores, poder de influências das forças polítco-econômicas e rivalidade entre os clientes.
Novos entrantes potenciais, poder de barganha dos fornecedores, poder de barganha dos compradores, pressão de produtos ou serviços substitutos e rivalidade entre os concorrentes.
Novos entrantes potenciais, poder de barganha dos fornecedores, poder de barganha dos compradores, pressão de produtos ou serviços substitutos e rivalidade entre os clientes.
Forças econômicas, forças demográficas, forças tecnológicas, forças político-legais e forças sócio-culturais.
Identifique a correspondência correta:
1- Negócio
2- Visão
3- Missão
4- Valores
( ) Sua definição deve partir de uma abordagem mais ampla, que considere, acima de tudo, a geração de valor para o cliente. Pergunta-chave: O que oferecemos?
( ) Refere-se à razão de existência da empresa. Pergunta-chave: Por que existimos?
( ) Referem-se às convicções e doutrinas que as empresas defendem e adotam como guia para a gestão de seu negócio no dia-a-dia. Pergunta-chave: O que nos guia?
( ) Está diretamente relacionado com o progresso que uma empresa almeja alcançar no futuro. Pergunta-chave: Aonde queremos chegar?
1,4,3,2
2,4,1,3
1,2,4,3
1,3,4,2
3,2,4,1
De acordo com Kaplan e Norton (1997), o Balanced Scorecard (BSC) deve ser compreendido, não somente como um sistema de medição de indicadores, mas como um sistema de gestão estratégica. Diversas são as ações gerenciais que podem decorrer de sua utilização. Dentro desse contexto, identifique a alternativa falsa:
Na implantação do BSC, a visão e a estratégia empresarial devem ser traduzidas em objetivos estratégicos (elaborados dentro das perspectivas do BSC).l.
Para preservar a competitividade da empresa, os objetivos estratégicos elaborados no BSC não devem ser desdobrados e nem comunicados entre os diversos níveis organizacionais. Todas as informações envolvidas no processo de planejamento estratégico devem ser restritas à alta administração da empresa.
Para cada objetivo estratégico traçado no BSC, os gestores deverão estabelecer metas e ações que corroborem com o seu alcance no prazo estabelecido.
É importante que o processo proposto pelo BSC seja cíclico. O aprendizado estratégico adquirido deve servir para retroalimentar e enriquecer a definição de visão e estratégia organizaciona
No BSC, após o estabelecimento dos objetivos, metas e ações estratégicas, inicia-se a etapa de monitoramento dos resultados. A utilização das informações advindas do monitoramento gera aprendizado para a organização, que adquire maior flexibilidade e previsibilidade em relação às mudanças do ambiente.
Conforme vimos, o Balanced Scorecard (BSC) propõe-se a desdobrar a estratégia a partir de uma abordagem que extrapola o foco financeiro e engloba outras dimensões de resultado. São apresentados abaixo quatro exemplos de objetivos estratégicos que podem ser abordados dentro de cada uma das perspectivas da ferramenta. Identifique a opção que melhor define a perspectiva onde cada um dos objetivos abaixo deve se enquadrar dentro do BSC:
I- Aumentar a satisfação dos funcionários
II- Aumentar a participação de mercado
III- Aumentar a geração de caixa
IV- Reduzir o índice de peças produzidas com defeito
Aprendizagem e crescimento/ processos internos/ clientes/ financeira.
Aprendizagem e crescimento/ financeira/ clientes/ processos internos.
Processos internos/ financeira/ clientes/ aprendizagem e crescimento.
Aprendizagem e crescimento/ clientes/ financeira/ processos internos.
Clientes/ Processos internos / financeira/ aprendizagem e crescimento.
Fusões, joint-ventures, integração vertical e integração horizontal.
Concentração, crescimento, estabilidade e redução.
Estratégia de marketing, estratégia de recursos humanos, estratégia de operações e estratégia de finanças.
Fusões, rotatividade (turnaround), desinvestimento e liquidação.
Liderança no custo, diferenciação, enfoque e estratégias competitivas genéricas.
Identifique a correspondência correta:
1 – Estratégia corporativa
2 – Estratégia de negócio
3 – Estratégia funcional
( ) Refere-se à estratégia da unidade de negócio. Nesse nível, a organização busca criar vantagens competitivas sustentáveis específicas para a unidade em questão. Posicionamentos diferentes dentro de uma mesma organização podem ser adotados, variando de acordo com a dinâmica de cada negócio.
( ) Refere-se à estratégia global da organização. Nesse nível, a organização deve decidir em quais mercados/segmentos pretende estar presente e como eles se inter-relacionam. Adotada por empresas que são diversificadas ou por aquelas que pretendem diversificar seu portfólio.
( ) Refere-se à estratégia adotada por cada setor dentro da organização (tais como, marketing, produção, finanças, recursos humanos, etc). A estratégia definida nesse nível deve estar alinhada com a estratégia geral da empresa.
2,3,1
1,3,2
2,1,3
1,2,3
3,1,2
Para enfrentar a concorrência, uma das estratégicas genéricas propostas por Michel Porter é a diferenciação dos produtos e/ou serviços ofertados. Acerca dessa estratégia, identifique abaixo a afirmativa falsa:
As empresas que optam por essa estratégica, têm como um dos principais objetivos, a redução de custos para níveis inferiores ao dos concorrentes. O foco principal é vender os produtos a preços bastante competitivos.
A estratégia de diferenciação não significa que a empresa deve ignorar os custos, mas eles não serão o alvo estratégico primário do negócio.
Implica em ofertar um produto ou serviço diferenciado em relação à concorrência.
A diferenciação pode ocorrer de várias maneiras: características exclusivas, atendimento diferenciado ao cliente, liderança tecnológica, status percebido, design diferenciado, desempenho superior, dentre outras.
Para que uma estratégia de diferenciação se sustente como vantagem competitiva é importante que o aspecto de diferenciação proposto seja percebido pelo cliente como um diferencial, isto é, como algo que gere valor agregado.
De acordo com Vasconcellos Filho e Pagnoncelli (2001), a missão de uma organização pode ser definida como a razão de existir da empresa. Várias empresas podem atuar dentro de um mesmo negócio, porém o que irá distingui-las é sua missão. Dentro desse contexto, identifique a opção abaixo que não se enquadra como exemplo de missão organizacional de uma empresa do ramo alimentício:
Servir comida de qualidade, proporcionando sempre uma experiência extraordinária.
Proporcionar ao maior número de pessoas uma experiência de alimentação memorável e excelência em produtos e serviços.
Participar da vida das pessoas, oferecendo alimentos saborosos, com qualidade, inovação e a preços acessíveis.
Ser a mais prazerosa experiência de alimentação.
Duplicar o tamanho da companhia e se tornar a maior empresa do ramo alimentício no Brasil.
A análise do ambiente interno organizacional visa identificar as principais qualidades e fraquezas da organização, para que a mesma possa fortalecer sua atuação competitiva. Um dos grandes desafios das empresas é criar e administrar continuamente seus recursos de forma a gerar valor para os clientes. Identifique abaixo a situação que não se enquadra como um exemplo de análise do ambiente interno organizacional:
Avaliar o grau de eficiência do fluxo de trabalho na fábrica para identificar oportunidades de redução do custo e/ou do tempo de produção.
Analisar os relatórios de receita e de despesas da empresa para identificar melhorias que podem ser implementadas.
Analisar se os principas indicadores financeiros e operacionais da empresa estão de acordo com os resultados esperados.
Medir o índice de perdas da produção e o impacto das mesmas sobre o custo do produto.
Realizar uma pesquisa no mercado para identificar os menores preços praticados pela concorrência.
Em se tratando de análise do ambiente setorial, um dos modelos mais utilizados refere-se ao Modelo das 5 Forças de Porter, desenvolvido pelo professor Michael Porter. Segundo o modelo, o grau de concorrência e o potencial de lucratividade de um determinado setor da indústria são influenciados diretamente por cinco forças competitivas fundamentais. Assinale abaixo a opção que identifica corretamente as 5 forças competitivas do modelo de Porter:
Novos entrantes potenciais, forças econômicas, forças demográficas, forças tecnológicas, forças político-legais.
Novos entrantes potenciais, poder de barganha dos fornecedores, poder de barganha dos compradores, poder de influências das forças polítco-econômicas e rivalidade entre os clientes.
Novos entrantes potenciais, poder de barganha dos fornecedores, poder de barganha dos compradores, pressão de produtos ou serviços substitutos e rivalidade entre os concorrentes.
Novos entrantes potenciais, poder de barganha dos fornecedores, poder de barganha dos compradores, pressão de produtos ou serviços substitutos e rivalidade entre os clientes.
Forças econômicas, forças demográficas, forças tecnológicas, forças político-legais e forças sócio-culturais.
Identifique a correspondência correta:
1- Negócio
2- Visão
3- Missão
4- Valores
( ) Sua definição deve partir de uma abordagem mais ampla, que considere, acima de tudo, a geração de valor para o cliente. Pergunta-chave: O que oferecemos?
( ) Refere-se à razão de existência da empresa. Pergunta-chave: Por que existimos?
( ) Referem-se às convicções e doutrinas que as empresas defendem e adotam como guia para a gestão de seu negócio no dia-a-dia. Pergunta-chave: O que nos guia?
( ) Está diretamente relacionado com o progresso que uma empresa almeja alcançar no futuro. Pergunta-chave: Aonde queremos chegar?
1,4,3,2
2,4,1,3
1,2,4,3
1,3,4,2
3,2,4,1
De acordo com Kaplan e Norton (1997), o Balanced Scorecard (BSC) deve ser compreendido, não somente como um sistema de medição de indicadores, mas como um sistema de gestão estratégica. Diversas são as ações gerenciais que podem decorrer de sua utilização. Dentro desse contexto, identifique a alternativa falsa:
Na implantação do BSC, a visão e a estratégia empresarial devem ser traduzidas em objetivos estratégicos (elaborados dentro das perspectivas do BSC).l.
Para preservar a competitividade da empresa, os objetivos estratégicos elaborados no BSC não devem ser desdobrados e nem comunicados entre os diversos níveis organizacionais. Todas as informações envolvidas no processo de planejamento estratégico devem ser restritas à alta administração da empresa.
Para cada objetivo estratégico traçado no BSC, os gestores deverão estabelecer metas e ações que corroborem com o seu alcance no prazo estabelecido.
É importante que o processo proposto pelo BSC seja cíclico. O aprendizado estratégico adquirido deve servir para retroalimentar e enriquecer a definição de visão e estratégia organizaciona
No BSC, após o estabelecimento dos objetivos, metas e ações estratégicas, inicia-se a etapa de monitoramento dos resultados. A utilização das informações advindas do monitoramento gera aprendizado para a organização, que adquire maior flexibilidade e previsibilidade em relação às mudanças do ambiente.
Conforme vimos, o Balanced Scorecard (BSC) propõe-se a desdobrar a estratégia a partir de uma abordagem que extrapola o foco financeiro e engloba outras dimensões de resultado. São apresentados abaixo quatro exemplos de objetivos estratégicos que podem ser abordados dentro de cada uma das perspectivas da ferramenta. Identifique a opção que melhor define a perspectiva onde cada um dos objetivos abaixo deve se enquadrar dentro do BSC:
I- Aumentar a satisfação dos funcionários
II- Aumentar a participação de mercado
III- Aumentar a geração de caixa
IV- Reduzir o índice de peças produzidas com defeito
Aprendizagem e crescimento/ processos internos/ clientes/ financeira.
Aprendizagem e crescimento/ financeira/ clientes/ processos internos.
Processos internos/ financeira/ clientes/ aprendizagem e crescimento.
Aprendizagem e crescimento/ clientes/ financeira/ processos internos.
Clientes/ Processos internos / financeira/ aprendizagem e crescimento.
2,3,1
1,3,2
2,1,3
1,2,3
3,1,2
Para enfrentar a concorrência, uma das estratégicas genéricas propostas por Michel Porter é a diferenciação dos produtos e/ou serviços ofertados. Acerca dessa estratégia, identifique abaixo a afirmativa falsa:
As empresas que optam por essa estratégica, têm como um dos principais objetivos, a redução de custos para níveis inferiores ao dos concorrentes. O foco principal é vender os produtos a preços bastante competitivos.
A estratégia de diferenciação não significa que a empresa deve ignorar os custos, mas eles não serão o alvo estratégico primário do negócio.
Implica em ofertar um produto ou serviço diferenciado em relação à concorrência.
A diferenciação pode ocorrer de várias maneiras: características exclusivas, atendimento diferenciado ao cliente, liderança tecnológica, status percebido, design diferenciado, desempenho superior, dentre outras.
Para que uma estratégia de diferenciação se sustente como vantagem competitiva é importante que o aspecto de diferenciação proposto seja percebido pelo cliente como um diferencial, isto é, como algo que gere valor agregado.
De acordo com Vasconcellos Filho e Pagnoncelli (2001), a missão de uma organização pode ser definida como a razão de existir da empresa. Várias empresas podem atuar dentro de um mesmo negócio, porém o que irá distingui-las é sua missão. Dentro desse contexto, identifique a opção abaixo que não se enquadra como exemplo de missão organizacional de uma empresa do ramo alimentício:
Servir comida de qualidade, proporcionando sempre uma experiência extraordinária.
Proporcionar ao maior número de pessoas uma experiência de alimentação memorável e excelência em produtos e serviços.
Participar da vida das pessoas, oferecendo alimentos saborosos, com qualidade, inovação e a preços acessíveis.
Ser a mais prazerosa experiência de alimentação.
Duplicar o tamanho da companhia e se tornar a maior empresa do ramo alimentício no Brasil.
A análise do ambiente interno organizacional visa identificar as principais qualidades e fraquezas da organização, para que a mesma possa fortalecer sua atuação competitiva. Um dos grandes desafios das empresas é criar e administrar continuamente seus recursos de forma a gerar valor para os clientes. Identifique abaixo a situação que não se enquadra como um exemplo de análise do ambiente interno organizacional:
Avaliar o grau de eficiência do fluxo de trabalho na fábrica para identificar oportunidades de redução do custo e/ou do tempo de produção.
Analisar os relatórios de receita e de despesas da empresa para identificar melhorias que podem ser implementadas.
Analisar se os principas indicadores financeiros e operacionais da empresa estão de acordo com os resultados esperados.
Medir o índice de perdas da produção e o impacto das mesmas sobre o custo do produto.
Realizar uma pesquisa no mercado para identificar os menores preços praticados pela concorrência.
Em se tratando de análise do ambiente setorial, um dos modelos mais utilizados refere-se ao Modelo das 5 Forças de Porter, desenvolvido pelo professor Michael Porter. Segundo o modelo, o grau de concorrência e o potencial de lucratividade de um determinado setor da indústria são influenciados diretamente por cinco forças competitivas fundamentais. Assinale abaixo a opção que identifica corretamente as 5 forças competitivas do modelo de Porter:
Novos entrantes potenciais, forças econômicas, forças demográficas, forças tecnológicas, forças político-legais.
Novos entrantes potenciais, poder de barganha dos fornecedores, poder de barganha dos compradores, poder de influências das forças polítco-econômicas e rivalidade entre os clientes.
Novos entrantes potenciais, poder de barganha dos fornecedores, poder de barganha dos compradores, pressão de produtos ou serviços substitutos e rivalidade entre os concorrentes.
Novos entrantes potenciais, poder de barganha dos fornecedores, poder de barganha dos compradores, pressão de produtos ou serviços substitutos e rivalidade entre os clientes.
Forças econômicas, forças demográficas, forças tecnológicas, forças político-legais e forças sócio-culturais.
Identifique a correspondência correta:
1- Negócio
2- Visão
3- Missão
4- Valores
( ) Sua definição deve partir de uma abordagem mais ampla, que considere, acima de tudo, a geração de valor para o cliente. Pergunta-chave: O que oferecemos?
( ) Refere-se à razão de existência da empresa. Pergunta-chave: Por que existimos?
( ) Referem-se às convicções e doutrinas que as empresas defendem e adotam como guia para a gestão de seu negócio no dia-a-dia. Pergunta-chave: O que nos guia?
( ) Está diretamente relacionado com o progresso que uma empresa almeja alcançar no futuro. Pergunta-chave: Aonde queremos chegar?
1,4,3,2
2,4,1,3
1,2,4,3
1,3,4,2
3,2,4,1
De acordo com Kaplan e Norton (1997), o Balanced Scorecard (BSC) deve ser compreendido, não somente como um sistema de medição de indicadores, mas como um sistema de gestão estratégica. Diversas são as ações gerenciais que podem decorrer de sua utilização. Dentro desse contexto, identifique a alternativa falsa:
Na implantação do BSC, a visão e a estratégia empresarial devem ser traduzidas em objetivos estratégicos (elaborados dentro das perspectivas do BSC).l.
Para preservar a competitividade da empresa, os objetivos estratégicos elaborados no BSC não devem ser desdobrados e nem comunicados entre os diversos níveis organizacionais. Todas as informações envolvidas no processo de planejamento estratégico devem ser restritas à alta administração da empresa.
Para cada objetivo estratégico traçado no BSC, os gestores deverão estabelecer metas e ações que corroborem com o seu alcance no prazo estabelecido.
É importante que o processo proposto pelo BSC seja cíclico. O aprendizado estratégico adquirido deve servir para retroalimentar e enriquecer a definição de visão e estratégia organizaciona
No BSC, após o estabelecimento dos objetivos, metas e ações estratégicas, inicia-se a etapa de monitoramento dos resultados. A utilização das informações advindas do monitoramento gera aprendizado para a organização, que adquire maior flexibilidade e previsibilidade em relação às mudanças do ambiente.
Conforme vimos, o Balanced Scorecard (BSC) propõe-se a desdobrar a estratégia a partir de uma abordagem que extrapola o foco financeiro e engloba outras dimensões de resultado. São apresentados abaixo quatro exemplos de objetivos estratégicos que podem ser abordados dentro de cada uma das perspectivas da ferramenta. Identifique a opção que melhor define a perspectiva onde cada um dos objetivos abaixo deve se enquadrar dentro do BSC:
I- Aumentar a satisfação dos funcionários
II- Aumentar a participação de mercado
III- Aumentar a geração de caixa
IV- Reduzir o índice de peças produzidas com defeito
Aprendizagem e crescimento/ processos internos/ clientes/ financeira.
Aprendizagem e crescimento/ financeira/ clientes/ processos internos.
Processos internos/ financeira/ clientes/ aprendizagem e crescimento.
Aprendizagem e crescimento/ clientes/ financeira/ processos internos.
Clientes/ Processos internos / financeira/ aprendizagem e crescimento.
As empresas que optam por essa estratégica, têm como um dos principais objetivos, a redução de custos para níveis inferiores ao dos concorrentes. O foco principal é vender os produtos a preços bastante competitivos.
A estratégia de diferenciação não significa que a empresa deve ignorar os custos, mas eles não serão o alvo estratégico primário do negócio.
Implica em ofertar um produto ou serviço diferenciado em relação à concorrência.
A diferenciação pode ocorrer de várias maneiras: características exclusivas, atendimento diferenciado ao cliente, liderança tecnológica, status percebido, design diferenciado, desempenho superior, dentre outras.
Para que uma estratégia de diferenciação se sustente como vantagem competitiva é importante que o aspecto de diferenciação proposto seja percebido pelo cliente como um diferencial, isto é, como algo que gere valor agregado.
De acordo com Vasconcellos Filho e Pagnoncelli (2001), a missão de uma organização pode ser definida como a razão de existir da empresa. Várias empresas podem atuar dentro de um mesmo negócio, porém o que irá distingui-las é sua missão. Dentro desse contexto, identifique a opção abaixo que não se enquadra como exemplo de missão organizacional de uma empresa do ramo alimentício:
Servir comida de qualidade, proporcionando sempre uma experiência extraordinária.
Proporcionar ao maior número de pessoas uma experiência de alimentação memorável e excelência em produtos e serviços.
Participar da vida das pessoas, oferecendo alimentos saborosos, com qualidade, inovação e a preços acessíveis.
Ser a mais prazerosa experiência de alimentação.
Duplicar o tamanho da companhia e se tornar a maior empresa do ramo alimentício no Brasil.
A análise do ambiente interno organizacional visa identificar as principais qualidades e fraquezas da organização, para que a mesma possa fortalecer sua atuação competitiva. Um dos grandes desafios das empresas é criar e administrar continuamente seus recursos de forma a gerar valor para os clientes. Identifique abaixo a situação que não se enquadra como um exemplo de análise do ambiente interno organizacional:
Avaliar o grau de eficiência do fluxo de trabalho na fábrica para identificar oportunidades de redução do custo e/ou do tempo de produção.
Analisar os relatórios de receita e de despesas da empresa para identificar melhorias que podem ser implementadas.
Analisar se os principas indicadores financeiros e operacionais da empresa estão de acordo com os resultados esperados.
Medir o índice de perdas da produção e o impacto das mesmas sobre o custo do produto.
Realizar uma pesquisa no mercado para identificar os menores preços praticados pela concorrência.
Em se tratando de análise do ambiente setorial, um dos modelos mais utilizados refere-se ao Modelo das 5 Forças de Porter, desenvolvido pelo professor Michael Porter. Segundo o modelo, o grau de concorrência e o potencial de lucratividade de um determinado setor da indústria são influenciados diretamente por cinco forças competitivas fundamentais. Assinale abaixo a opção que identifica corretamente as 5 forças competitivas do modelo de Porter:
Novos entrantes potenciais, forças econômicas, forças demográficas, forças tecnológicas, forças político-legais.
Novos entrantes potenciais, poder de barganha dos fornecedores, poder de barganha dos compradores, poder de influências das forças polítco-econômicas e rivalidade entre os clientes.
Novos entrantes potenciais, poder de barganha dos fornecedores, poder de barganha dos compradores, pressão de produtos ou serviços substitutos e rivalidade entre os concorrentes.
Novos entrantes potenciais, poder de barganha dos fornecedores, poder de barganha dos compradores, pressão de produtos ou serviços substitutos e rivalidade entre os clientes.
Forças econômicas, forças demográficas, forças tecnológicas, forças político-legais e forças sócio-culturais.
Identifique a correspondência correta:
1- Negócio
2- Visão
3- Missão
4- Valores
( ) Sua definição deve partir de uma abordagem mais ampla, que considere, acima de tudo, a geração de valor para o cliente. Pergunta-chave: O que oferecemos?
( ) Refere-se à razão de existência da empresa. Pergunta-chave: Por que existimos?
( ) Referem-se às convicções e doutrinas que as empresas defendem e adotam como guia para a gestão de seu negócio no dia-a-dia. Pergunta-chave: O que nos guia?
( ) Está diretamente relacionado com o progresso que uma empresa almeja alcançar no futuro. Pergunta-chave: Aonde queremos chegar?
1,4,3,2
2,4,1,3
1,2,4,3
1,3,4,2
3,2,4,1
De acordo com Kaplan e Norton (1997), o Balanced Scorecard (BSC) deve ser compreendido, não somente como um sistema de medição de indicadores, mas como um sistema de gestão estratégica. Diversas são as ações gerenciais que podem decorrer de sua utilização. Dentro desse contexto, identifique a alternativa falsa:
Na implantação do BSC, a visão e a estratégia empresarial devem ser traduzidas em objetivos estratégicos (elaborados dentro das perspectivas do BSC).l.
Para preservar a competitividade da empresa, os objetivos estratégicos elaborados no BSC não devem ser desdobrados e nem comunicados entre os diversos níveis organizacionais. Todas as informações envolvidas no processo de planejamento estratégico devem ser restritas à alta administração da empresa.
Para cada objetivo estratégico traçado no BSC, os gestores deverão estabelecer metas e ações que corroborem com o seu alcance no prazo estabelecido.
É importante que o processo proposto pelo BSC seja cíclico. O aprendizado estratégico adquirido deve servir para retroalimentar e enriquecer a definição de visão e estratégia organizaciona
No BSC, após o estabelecimento dos objetivos, metas e ações estratégicas, inicia-se a etapa de monitoramento dos resultados. A utilização das informações advindas do monitoramento gera aprendizado para a organização, que adquire maior flexibilidade e previsibilidade em relação às mudanças do ambiente.
Conforme vimos, o Balanced Scorecard (BSC) propõe-se a desdobrar a estratégia a partir de uma abordagem que extrapola o foco financeiro e engloba outras dimensões de resultado. São apresentados abaixo quatro exemplos de objetivos estratégicos que podem ser abordados dentro de cada uma das perspectivas da ferramenta. Identifique a opção que melhor define a perspectiva onde cada um dos objetivos abaixo deve se enquadrar dentro do BSC:
I- Aumentar a satisfação dos funcionários
II- Aumentar a participação de mercado
III- Aumentar a geração de caixa
IV- Reduzir o índice de peças produzidas com defeito
Aprendizagem e crescimento/ processos internos/ clientes/ financeira.
Aprendizagem e crescimento/ financeira/ clientes/ processos internos.
Processos internos/ financeira/ clientes/ aprendizagem e crescimento.
Aprendizagem e crescimento/ clientes/ financeira/ processos internos.
Clientes/ Processos internos / financeira/ aprendizagem e crescimento.
Servir comida de qualidade, proporcionando sempre uma experiência extraordinária.
Proporcionar ao maior número de pessoas uma experiência de alimentação memorável e excelência em produtos e serviços.
Participar da vida das pessoas, oferecendo alimentos saborosos, com qualidade, inovação e a preços acessíveis.
Ser a mais prazerosa experiência de alimentação.
Duplicar o tamanho da companhia e se tornar a maior empresa do ramo alimentício no Brasil.
A análise do ambiente interno organizacional visa identificar as principais qualidades e fraquezas da organização, para que a mesma possa fortalecer sua atuação competitiva. Um dos grandes desafios das empresas é criar e administrar continuamente seus recursos de forma a gerar valor para os clientes. Identifique abaixo a situação que não se enquadra como um exemplo de análise do ambiente interno organizacional:
Avaliar o grau de eficiência do fluxo de trabalho na fábrica para identificar oportunidades de redução do custo e/ou do tempo de produção.
Analisar os relatórios de receita e de despesas da empresa para identificar melhorias que podem ser implementadas.
Analisar se os principas indicadores financeiros e operacionais da empresa estão de acordo com os resultados esperados.
Medir o índice de perdas da produção e o impacto das mesmas sobre o custo do produto.
Realizar uma pesquisa no mercado para identificar os menores preços praticados pela concorrência.
Em se tratando de análise do ambiente setorial, um dos modelos mais utilizados refere-se ao Modelo das 5 Forças de Porter, desenvolvido pelo professor Michael Porter. Segundo o modelo, o grau de concorrência e o potencial de lucratividade de um determinado setor da indústria são influenciados diretamente por cinco forças competitivas fundamentais. Assinale abaixo a opção que identifica corretamente as 5 forças competitivas do modelo de Porter:
Novos entrantes potenciais, forças econômicas, forças demográficas, forças tecnológicas, forças político-legais.
Novos entrantes potenciais, poder de barganha dos fornecedores, poder de barganha dos compradores, poder de influências das forças polítco-econômicas e rivalidade entre os clientes.
Novos entrantes potenciais, poder de barganha dos fornecedores, poder de barganha dos compradores, pressão de produtos ou serviços substitutos e rivalidade entre os concorrentes.
Novos entrantes potenciais, poder de barganha dos fornecedores, poder de barganha dos compradores, pressão de produtos ou serviços substitutos e rivalidade entre os clientes.
Forças econômicas, forças demográficas, forças tecnológicas, forças político-legais e forças sócio-culturais.
Identifique a correspondência correta:
1- Negócio
2- Visão
3- Missão
4- Valores
( ) Sua definição deve partir de uma abordagem mais ampla, que considere, acima de tudo, a geração de valor para o cliente. Pergunta-chave: O que oferecemos?
( ) Refere-se à razão de existência da empresa. Pergunta-chave: Por que existimos?
( ) Referem-se às convicções e doutrinas que as empresas defendem e adotam como guia para a gestão de seu negócio no dia-a-dia. Pergunta-chave: O que nos guia?
( ) Está diretamente relacionado com o progresso que uma empresa almeja alcançar no futuro. Pergunta-chave: Aonde queremos chegar?
1,4,3,2
2,4,1,3
1,2,4,3
1,3,4,2
3,2,4,1
De acordo com Kaplan e Norton (1997), o Balanced Scorecard (BSC) deve ser compreendido, não somente como um sistema de medição de indicadores, mas como um sistema de gestão estratégica. Diversas são as ações gerenciais que podem decorrer de sua utilização. Dentro desse contexto, identifique a alternativa falsa:
Na implantação do BSC, a visão e a estratégia empresarial devem ser traduzidas em objetivos estratégicos (elaborados dentro das perspectivas do BSC).l.
Para preservar a competitividade da empresa, os objetivos estratégicos elaborados no BSC não devem ser desdobrados e nem comunicados entre os diversos níveis organizacionais. Todas as informações envolvidas no processo de planejamento estratégico devem ser restritas à alta administração da empresa.
Para cada objetivo estratégico traçado no BSC, os gestores deverão estabelecer metas e ações que corroborem com o seu alcance no prazo estabelecido.
É importante que o processo proposto pelo BSC seja cíclico. O aprendizado estratégico adquirido deve servir para retroalimentar e enriquecer a definição de visão e estratégia organizaciona
No BSC, após o estabelecimento dos objetivos, metas e ações estratégicas, inicia-se a etapa de monitoramento dos resultados. A utilização das informações advindas do monitoramento gera aprendizado para a organização, que adquire maior flexibilidade e previsibilidade em relação às mudanças do ambiente.
Conforme vimos, o Balanced Scorecard (BSC) propõe-se a desdobrar a estratégia a partir de uma abordagem que extrapola o foco financeiro e engloba outras dimensões de resultado. São apresentados abaixo quatro exemplos de objetivos estratégicos que podem ser abordados dentro de cada uma das perspectivas da ferramenta. Identifique a opção que melhor define a perspectiva onde cada um dos objetivos abaixo deve se enquadrar dentro do BSC:
I- Aumentar a satisfação dos funcionários
II- Aumentar a participação de mercado
III- Aumentar a geração de caixa
IV- Reduzir o índice de peças produzidas com defeito
Aprendizagem e crescimento/ processos internos/ clientes/ financeira.
Aprendizagem e crescimento/ financeira/ clientes/ processos internos.
Processos internos/ financeira/ clientes/ aprendizagem e crescimento.
Aprendizagem e crescimento/ clientes/ financeira/ processos internos.
Clientes/ Processos internos / financeira/ aprendizagem e crescimento.
Avaliar o grau de eficiência do fluxo de trabalho na fábrica para identificar oportunidades de redução do custo e/ou do tempo de produção.
Analisar os relatórios de receita e de despesas da empresa para identificar melhorias que podem ser implementadas.
Analisar se os principas indicadores financeiros e operacionais da empresa estão de acordo com os resultados esperados.
Medir o índice de perdas da produção e o impacto das mesmas sobre o custo do produto.
Realizar uma pesquisa no mercado para identificar os menores preços praticados pela concorrência.
Em se tratando de análise do ambiente setorial, um dos modelos mais utilizados refere-se ao Modelo das 5 Forças de Porter, desenvolvido pelo professor Michael Porter. Segundo o modelo, o grau de concorrência e o potencial de lucratividade de um determinado setor da indústria são influenciados diretamente por cinco forças competitivas fundamentais. Assinale abaixo a opção que identifica corretamente as 5 forças competitivas do modelo de Porter:
Novos entrantes potenciais, forças econômicas, forças demográficas, forças tecnológicas, forças político-legais.
Novos entrantes potenciais, poder de barganha dos fornecedores, poder de barganha dos compradores, poder de influências das forças polítco-econômicas e rivalidade entre os clientes.
Novos entrantes potenciais, poder de barganha dos fornecedores, poder de barganha dos compradores, pressão de produtos ou serviços substitutos e rivalidade entre os concorrentes.
Novos entrantes potenciais, poder de barganha dos fornecedores, poder de barganha dos compradores, pressão de produtos ou serviços substitutos e rivalidade entre os clientes.
Forças econômicas, forças demográficas, forças tecnológicas, forças político-legais e forças sócio-culturais.
Identifique a correspondência correta:
1- Negócio
2- Visão
3- Missão
4- Valores
( ) Sua definição deve partir de uma abordagem mais ampla, que considere, acima de tudo, a geração de valor para o cliente. Pergunta-chave: O que oferecemos?
( ) Refere-se à razão de existência da empresa. Pergunta-chave: Por que existimos?
( ) Referem-se às convicções e doutrinas que as empresas defendem e adotam como guia para a gestão de seu negócio no dia-a-dia. Pergunta-chave: O que nos guia?
( ) Está diretamente relacionado com o progresso que uma empresa almeja alcançar no futuro. Pergunta-chave: Aonde queremos chegar?
1,4,3,2
2,4,1,3
1,2,4,3
1,3,4,2
3,2,4,1
De acordo com Kaplan e Norton (1997), o Balanced Scorecard (BSC) deve ser compreendido, não somente como um sistema de medição de indicadores, mas como um sistema de gestão estratégica. Diversas são as ações gerenciais que podem decorrer de sua utilização. Dentro desse contexto, identifique a alternativa falsa:
Na implantação do BSC, a visão e a estratégia empresarial devem ser traduzidas em objetivos estratégicos (elaborados dentro das perspectivas do BSC).l.
Para preservar a competitividade da empresa, os objetivos estratégicos elaborados no BSC não devem ser desdobrados e nem comunicados entre os diversos níveis organizacionais. Todas as informações envolvidas no processo de planejamento estratégico devem ser restritas à alta administração da empresa.
Para cada objetivo estratégico traçado no BSC, os gestores deverão estabelecer metas e ações que corroborem com o seu alcance no prazo estabelecido.
É importante que o processo proposto pelo BSC seja cíclico. O aprendizado estratégico adquirido deve servir para retroalimentar e enriquecer a definição de visão e estratégia organizaciona
No BSC, após o estabelecimento dos objetivos, metas e ações estratégicas, inicia-se a etapa de monitoramento dos resultados. A utilização das informações advindas do monitoramento gera aprendizado para a organização, que adquire maior flexibilidade e previsibilidade em relação às mudanças do ambiente.
Conforme vimos, o Balanced Scorecard (BSC) propõe-se a desdobrar a estratégia a partir de uma abordagem que extrapola o foco financeiro e engloba outras dimensões de resultado. São apresentados abaixo quatro exemplos de objetivos estratégicos que podem ser abordados dentro de cada uma das perspectivas da ferramenta. Identifique a opção que melhor define a perspectiva onde cada um dos objetivos abaixo deve se enquadrar dentro do BSC:
I- Aumentar a satisfação dos funcionários
II- Aumentar a participação de mercado
III- Aumentar a geração de caixa
IV- Reduzir o índice de peças produzidas com defeito
Aprendizagem e crescimento/ processos internos/ clientes/ financeira.
Aprendizagem e crescimento/ financeira/ clientes/ processos internos.
Processos internos/ financeira/ clientes/ aprendizagem e crescimento.
Aprendizagem e crescimento/ clientes/ financeira/ processos internos.
Clientes/ Processos internos / financeira/ aprendizagem e crescimento.
Novos entrantes potenciais, forças econômicas, forças demográficas, forças tecnológicas, forças político-legais.
Novos entrantes potenciais, poder de barganha dos fornecedores, poder de barganha dos compradores, poder de influências das forças polítco-econômicas e rivalidade entre os clientes.
Novos entrantes potenciais, poder de barganha dos fornecedores, poder de barganha dos compradores, pressão de produtos ou serviços substitutos e rivalidade entre os concorrentes.
Novos entrantes potenciais, poder de barganha dos fornecedores, poder de barganha dos compradores, pressão de produtos ou serviços substitutos e rivalidade entre os clientes.
Forças econômicas, forças demográficas, forças tecnológicas, forças político-legais e forças sócio-culturais.
Identifique a correspondência correta:
1- Negócio
2- Visão
3- Missão
4- Valores
( ) Sua definição deve partir de uma abordagem mais ampla, que considere, acima de tudo, a geração de valor para o cliente. Pergunta-chave: O que oferecemos?
( ) Refere-se à razão de existência da empresa. Pergunta-chave: Por que existimos?
( ) Referem-se às convicções e doutrinas que as empresas defendem e adotam como guia para a gestão de seu negócio no dia-a-dia. Pergunta-chave: O que nos guia?
( ) Está diretamente relacionado com o progresso que uma empresa almeja alcançar no futuro. Pergunta-chave: Aonde queremos chegar?
1,4,3,2
2,4,1,3
1,2,4,3
1,3,4,2
3,2,4,1
De acordo com Kaplan e Norton (1997), o Balanced Scorecard (BSC) deve ser compreendido, não somente como um sistema de medição de indicadores, mas como um sistema de gestão estratégica. Diversas são as ações gerenciais que podem decorrer de sua utilização. Dentro desse contexto, identifique a alternativa falsa:
Na implantação do BSC, a visão e a estratégia empresarial devem ser traduzidas em objetivos estratégicos (elaborados dentro das perspectivas do BSC).l.
Para preservar a competitividade da empresa, os objetivos estratégicos elaborados no BSC não devem ser desdobrados e nem comunicados entre os diversos níveis organizacionais. Todas as informações envolvidas no processo de planejamento estratégico devem ser restritas à alta administração da empresa.
Para cada objetivo estratégico traçado no BSC, os gestores deverão estabelecer metas e ações que corroborem com o seu alcance no prazo estabelecido.
É importante que o processo proposto pelo BSC seja cíclico. O aprendizado estratégico adquirido deve servir para retroalimentar e enriquecer a definição de visão e estratégia organizaciona
No BSC, após o estabelecimento dos objetivos, metas e ações estratégicas, inicia-se a etapa de monitoramento dos resultados. A utilização das informações advindas do monitoramento gera aprendizado para a organização, que adquire maior flexibilidade e previsibilidade em relação às mudanças do ambiente.
Conforme vimos, o Balanced Scorecard (BSC) propõe-se a desdobrar a estratégia a partir de uma abordagem que extrapola o foco financeiro e engloba outras dimensões de resultado. São apresentados abaixo quatro exemplos de objetivos estratégicos que podem ser abordados dentro de cada uma das perspectivas da ferramenta. Identifique a opção que melhor define a perspectiva onde cada um dos objetivos abaixo deve se enquadrar dentro do BSC:
I- Aumentar a satisfação dos funcionários
II- Aumentar a participação de mercado
III- Aumentar a geração de caixa
IV- Reduzir o índice de peças produzidas com defeito
Aprendizagem e crescimento/ processos internos/ clientes/ financeira.
Aprendizagem e crescimento/ financeira/ clientes/ processos internos.
Processos internos/ financeira/ clientes/ aprendizagem e crescimento.
Aprendizagem e crescimento/ clientes/ financeira/ processos internos.
Clientes/ Processos internos / financeira/ aprendizagem e crescimento.
1,4,3,2
2,4,1,3
1,2,4,3
1,3,4,2
3,2,4,1
De acordo com Kaplan e Norton (1997), o Balanced Scorecard (BSC) deve ser compreendido, não somente como um sistema de medição de indicadores, mas como um sistema de gestão estratégica. Diversas são as ações gerenciais que podem decorrer de sua utilização. Dentro desse contexto, identifique a alternativa falsa:
Na implantação do BSC, a visão e a estratégia empresarial devem ser traduzidas em objetivos estratégicos (elaborados dentro das perspectivas do BSC).l.
Para preservar a competitividade da empresa, os objetivos estratégicos elaborados no BSC não devem ser desdobrados e nem comunicados entre os diversos níveis organizacionais. Todas as informações envolvidas no processo de planejamento estratégico devem ser restritas à alta administração da empresa.
Para cada objetivo estratégico traçado no BSC, os gestores deverão estabelecer metas e ações que corroborem com o seu alcance no prazo estabelecido.
É importante que o processo proposto pelo BSC seja cíclico. O aprendizado estratégico adquirido deve servir para retroalimentar e enriquecer a definição de visão e estratégia organizaciona
No BSC, após o estabelecimento dos objetivos, metas e ações estratégicas, inicia-se a etapa de monitoramento dos resultados. A utilização das informações advindas do monitoramento gera aprendizado para a organização, que adquire maior flexibilidade e previsibilidade em relação às mudanças do ambiente.
Conforme vimos, o Balanced Scorecard (BSC) propõe-se a desdobrar a estratégia a partir de uma abordagem que extrapola o foco financeiro e engloba outras dimensões de resultado. São apresentados abaixo quatro exemplos de objetivos estratégicos que podem ser abordados dentro de cada uma das perspectivas da ferramenta. Identifique a opção que melhor define a perspectiva onde cada um dos objetivos abaixo deve se enquadrar dentro do BSC:
I- Aumentar a satisfação dos funcionários
II- Aumentar a participação de mercado
III- Aumentar a geração de caixa
IV- Reduzir o índice de peças produzidas com defeito
Aprendizagem e crescimento/ processos internos/ clientes/ financeira.
Aprendizagem e crescimento/ financeira/ clientes/ processos internos.
Processos internos/ financeira/ clientes/ aprendizagem e crescimento.
Aprendizagem e crescimento/ clientes/ financeira/ processos internos.
Clientes/ Processos internos / financeira/ aprendizagem e crescimento.
Na implantação do BSC, a visão e a estratégia empresarial devem ser traduzidas em objetivos estratégicos (elaborados dentro das perspectivas do BSC).l.
Para preservar a competitividade da empresa, os objetivos estratégicos elaborados no BSC não devem ser desdobrados e nem comunicados entre os diversos níveis organizacionais. Todas as informações envolvidas no processo de planejamento estratégico devem ser restritas à alta administração da empresa.
Para cada objetivo estratégico traçado no BSC, os gestores deverão estabelecer metas e ações que corroborem com o seu alcance no prazo estabelecido.
É importante que o processo proposto pelo BSC seja cíclico. O aprendizado estratégico adquirido deve servir para retroalimentar e enriquecer a definição de visão e estratégia organizaciona
No BSC, após o estabelecimento dos objetivos, metas e ações estratégicas, inicia-se a etapa de monitoramento dos resultados. A utilização das informações advindas do monitoramento gera aprendizado para a organização, que adquire maior flexibilidade e previsibilidade em relação às mudanças do ambiente.
Conforme vimos, o Balanced Scorecard (BSC) propõe-se a desdobrar a estratégia a partir de uma abordagem que extrapola o foco financeiro e engloba outras dimensões de resultado. São apresentados abaixo quatro exemplos de objetivos estratégicos que podem ser abordados dentro de cada uma das perspectivas da ferramenta. Identifique a opção que melhor define a perspectiva onde cada um dos objetivos abaixo deve se enquadrar dentro do BSC:
I- Aumentar a satisfação dos funcionários
II- Aumentar a participação de mercado
III- Aumentar a geração de caixa
IV- Reduzir o índice de peças produzidas com defeito
Aprendizagem e crescimento/ processos internos/ clientes/ financeira.
Aprendizagem e crescimento/ financeira/ clientes/ processos internos.
Processos internos/ financeira/ clientes/ aprendizagem e crescimento.
Aprendizagem e crescimento/ clientes/ financeira/ processos internos.
Clientes/ Processos internos / financeira/ aprendizagem e crescimento.
Aprendizagem e crescimento/ processos internos/ clientes/ financeira.
Aprendizagem e crescimento/ financeira/ clientes/ processos internos.
Processos internos/ financeira/ clientes/ aprendizagem e crescimento.
Aprendizagem e crescimento/ clientes/ financeira/ processos internos.
Clientes/ Processos internos / financeira/ aprendizagem e crescimento.